
De acordo com estudo da PROCEL os aparelhos que mais consomem energia elétrica no setor residencial são condicionador de ar, chuveiro elétrico, ferro elétrico, freezer e geladeira, no setor comercial os principais são os condicionadores de ar. Com base nesses dados Ecoenergia desenvolveu o projeto e-control, formado por uma linha de equipamentos eletrônicos para otimização do consumo de energia elétrica. Neste intuito desenvolvemos o primeiro item da linha, o e-control air, um gerenciador eletrônico para condicionadores de ar, certificado pelo LEE – Laboratório de Eficiência Energética da UPE-POLI – Universidade de Pernambuco – Escola Politécnica de Pernambuco.
O e-control air regula a temperatura de um dado ambiente de acordo com a norma NBR 16401-2, que trata do conforto térmico humano. O resultado desta regulação é a economia percentual de até 30% em relação ao mesmo aparelho ligado sem a intervenção do e-control air.
O e-control Air é um equipamento voltado para economia de energia de condicionadores de ar que atua controlando a partida do compressor, de forma inteligente, e gerenciando o tempo em que este permanece ligado ou desligado, de forma a manter o conforto térmico do ambiente através da aplicação de algoritmos baseados em inteligência artificial para tomada de decisões.
O equipamento possui sistema inteligente baseado em lógica Fuzzy que, juntamente com o uso de redes neurais e algoritmos genéticos, formam um paradigma relativamente novo conhecido como sistemas inteligentes. Os sistemas inteligentes foram criados para uma variedade de problemas que não são adequadamente resolvidos pelas técnicas tradicionais. A lógica Fuzzy busca incorporar os processos mentais típicos do ser humano em sistemas de controle, o que permite ao controlador fuzzy a capacidade de lidar com sistemas dinâmicos complexos sem que o respectivo modelo matemático seja conhecido de forma explícita.
O e-control Air é voltado principalmente para os setores residências e comerciais onde o consumo de energia relativo aos condicionadores de ar pode chegar a 60% do total.
Fonte:
Eco Energia