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quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Principais motivos de falhas nos compressores

O óleo lubrificante do compressor, em alguns tipos de compressores, é bombeado juntamente com o refrigerante. Se não houver um retorno deste óleo para o compressor, a falta de óleo fará com que o compressor se desgaste rapidamente, podendo ocorrer o seu travamento.

O óleo lubrificante pode reagir quimicamente com o fluido refrigerante. Isso ocorre quando o refrigerante e o óleo são quimicamente compatíveis, como por exemplo, o refrigerante R-134a e o óleo mineral. O óleo pode ficar "fino", isto é, tem sua viscosidade reduzida, o que também pode levar à falha acima citada.

A reação química do óleo com o fluido refrigerante também resulta na formação de ácidos, que por sua vez atacam quimicamente (reagem com) diversos materiais do compressor, como o esmalte que recobre a fiação do motor elétrico, as borrachas, plásticos e metais utilizados no corpo do compressor, etc. Obviamente, este ataque químico desgasta e destrói as peças, podendo levar a falhas.


A umidade (água) também pode reagir com os refrigerantes e com os óleos, formando ácidos, com as consequências acima descritas. Daí a importância de uma correta e eficaz desidratação do sistema (obtida através do processo de evacuação).

A entrada de refrigerante no estado líquido no compressor também pode procovar falhas. Se o líquido é succionado pela bomba do compressor, pode atingir as válvulas de sucção, ocasionando uma erosão (chamada golpe de líquido) que acaba por levar à quebra da válvula, tornando o compressor ineficaz ou mesmo travando-o.

Quando o compressor é submetido a altos diferenciais de pressão (diferença entre a pressão de sucção e a pressão de descarga do compressor), ele necessita dispender muito mais energia para o bombeamento do refrigerante. Quando isso ocorre, o motor elétrico que move o compressor começa a consumir muito mais energia elétrica, o que é traduzido pelo aumento da corrente no compressor. Para isso existe o relé de proteção contra sobrecarga: se a corrente no compressor aumenta muito, esse relé automaticamente desliga o compressor. No entanto, no caso de falha do relé, ou no caso de utilização de um relé inadequado (superdimensionado), o relé pode não desligar o compressor, o que pode levar a uma queima do motor elétrico (a fiação do motor superaquece, o esmalte protetor em torno do fio é destruído, e o fiação pode entrar em curto circuito).

Quando a temperatura de descarga do compressor está muito elevada, o compressor como um todo se superaquece, o que aumenta a possibilidade de reações químicas entre umidade, refrigerante e óleos lubrificantes, além de também poderem provocar uma degradação dos materiais do motor elétrico, podendo levar à queima.

Quando o compressor está desligado, pode haver migração de refrigerante no estado líquido, da linha de sucção para a carcaça ou cárter do compressor. Esse refrigerante líquido mistura-se com o óleo. Isto pode fazer com que o óleo perca parte de sua capacidade de lubrificação, ficando "fino", o que, quando o compressor for religado, acabará por provocar maior desgaste no compressor.

Fonte: www.sj.cefetsc.edu.br

11 comentários:

Prezado Murilo, parabéns pelo seu blog, é muito interessante e muito legal a sua iniciativa.
Com ótimos artigos, com certeza o seu blog contribui para aprofundar e/ou relembrar conceitos importantes para nós, profissionais da área.

Fica o meu abraço!

Descobri-o apenas há poucas semanas, mas desde então estou acompanhando diariamente as suas atualizações. Muito legal!

Prezado Felipe,

Primeiramente obrigado por visitar o Blog, este espaço é seu e de todos visitantes. Agradeço também pelo elogio aos artigos do site.

Em segundo lugar gostaria de solicitar sua colaboração para com este espaço. Se tiver algo que queira sugerir e/ou matérias que queira incluir, por gentileza entre em contato.

Fique a vontade e comente os artigos, assim podemos melhorar este espaço e colaborar com a divulgação das nossas atividades.

Aquele abraço,

muito bom msm. meus parabens

Olá bom dia uns dias atrás eu substituir um compressor que estava em curto colocava na tomada desligava a chave geral só que o aparelho estava na garantia eu não sabia falha minha não perguntar o cliente mais tudo bem mais quando ele acionou a garantia pra ter o reembolso do serviço o pessoal mandou um técnico pra vir conferir ai acabou sobrando pra min o técnico disse que não era necessário substituir o compressor que tinha como consertar o curto sem retirar o compressor e o gás eu gostaria de saber se é possível arrumar um compressor em curto sem substituir

Olá bom dia uns dias atrás eu substituir um compressor que estava em curto colocava na tomada desligava a chave geral só que o aparelho estava na garantia eu não sabia falha minha não perguntar o cliente mais tudo bem mais quando ele acionou a garantia pra ter o reembolso do serviço o pessoal mandou um técnico pra vir conferir ai acabou sobrando pra min o técnico disse que não era necessário substituir o compressor que tinha como consertar o curto sem retirar o compressor e o gás eu gostaria de saber se é possível arrumar um compressor em curto sem substituir

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Mano boa noite, não sou da área mas vi alguns vídeos, e gostaria de saber de uma situação. Tenho um split York 12000, que só ta ventilando. Ligo no controle a ventilação entra mas o compressor não (inclusive o compressor tenta entrar mas dá um estalo, parece que no relé) mas nada acontece. O que pode ser. Testei o compressor dá continuidade e não tá em curto. O relé ta com continuidade. Isso pode ser o capacitor????

Estou com problema de alarme de falha ( 01)no meu shiller Carrier 30 GB vc pode me ajudar a identificar

Obrigado por compartilhar e parabéns!

Alguém sabe de algum aplicativode controle remoto para o ar Komeco 24.bts

Já baixei vários e não dá certo

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