Alunos do período vespertino são os mais afetados pelas altas temperaturas dos últimos dias. Uma manifestação iniciada pelos próprios alunos parece que deu resultado.
Talvez porque há muitos anos é considerada uma escola "atrativa", ou porque é a unidade de ensino que ainda detêm o título de melhor gestão escolar de Mato Grosso, alunos do ensino fundamental e médio do período vespertino da Escola Estadual Dom Bosco, em Lucas do Rio Verde, se viram hoje no direito de reivindicar.
O que para muitos soaria, portanto, como estravagante, para os estudantes da respectiva unidade educacional é de suma vitalidade. Justamente porque querem estudar, paralisaram por conta própria as aulas iniciadas às 13 horas de hoje, e organizados, saíram as ruas da cidade para repercutir o problema que os afligem desde que começou a onda de calor no estado: as altas temperaturas no recinto da sala de aula.Há relatos de alunos que já desmaiaram, que perderam a produtividade, e que até já deixaram de comparecer na escola justamente por não suportarem mais a sensação de abafamento nas 20 salas de aulas do edifício. Com o fim do verão. que é chuvoso, e o início do inverno, que no Brasil central é seco, o incômodo tende a aumentar.
O problema começou quando a direção - em virtude do convênio firmado com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) para a instalação de 40 aparelhos de ar condicionados de 24 mil BTU´s cada, mandou retirar os ventiladores.
O serviço executado no período das férias exigiu a reformulação completa da rede elétrica do prédio, empreendimento que foi realizado em tempo recorde, e totalmente custeado com os recursos da festa junina no ano passado, que arrecadou R$ 120 mil reais.
O que não foi cumprido, porêm, foi a promessa da entidade gestora sediada em Cuiabá pela climatização total das instalações, acalentada por alunos e professores há mais de 70 dias de iniciados os trabalhos em sala de aula. "Fizemos um investimento de mais de R$ 110 mil. A Seduc prometeu entregar os aparelhos antes do inicio do ano letivo de 2010, já estamos no final de abril e até agora não recebemos nada”, certificou a diretora
Segundo Cleuza de Marco, a reivindicação dos alunos tem o apoio dos professores, pois segundo ela, a Seduc prometeu a entrega de aparelhos para a escola e até hoje não cumpriu com o combinado.
Em contato hoje ainda com a assessoria da Seduc, a diretora da Escola Dom Bosco recebeu a notícia de que até a próxima segunda-feira, os aparelhos de ar condicionados estariam na escola. Pelo visto a manifestação surtiu efeito, e aprenderam que calados, a sociedade não anda, não cresce, não transforma. Mesmo fora de sala- de-aula, praticaram um belo exercício de cidadania.
Fonte: ExpressoMT
0 comentários:
Postar um comentário