Seu Banner Aqui

sábado, 11 de dezembro de 2010

Variáveis para Calcular Carga Térmica

Variação de temperatura é um dos principais fatores que contribuem para o envelhecimento de circuitos integrados, sendo assim, todo e qualquer equipamento eletrônico em um site de telecomunicações terá sua vida útil drasticamente reduzida caso esta variável de ambiente não seja adequadamente controlada. Logo é de fundamental importância projetar e dimensionar um sistema de refrigeração que seja capaz de trocar a energia térmica do ambiente interno com a do ambiente externo, sendo que a troca de calor deve ocorrer em uma velocidade adequada a manter a temperatura interna sobre níveis aceitáveis para o correto funcionamento dos equipamentos. (A Imagem do calculo acima mostra a complexidade de um calculo de carga térmica. Esta atividade deve ser executada por profissinal qualificado para precisar a capacidade dos equipamentos e garantir um conforto térmico adequado para o ambiente).

Variáveis de ambiente

Sala
A sala onde serão localizados e instalados os equipamentos é talvez uma das variáveis de maior peso no dimensionamento de um sistema de refrigeração. Nesta etapa, vários elementos devem ser levados em consideração:

Área e pé-direito da construção
A área e o pé-direito da sala servirão para calcular o volume de ar no interior do recinto, este volume de ar deve ser constantemente renovado pelo equipamento de refrigeração.
Área média das paredes também é uma informação importante para fazer o dimensionamento.

Localização da construção
O fato de a sala estar localizada no subsolo ou entre 2 andares de um prédio fará com que ela receba um índice de radiação solar inferior aquele em que ela estivesse apenas revestida por uma lage e um telhado.

Material constituinte das paredes
O material que constitui as paredes da construção irá influenciar diretamente na taxa de transmissão de energia térmica entre os ambientes interno e externo.

Portas e Janelas
Portas e janelas são compostos por materias distintos daqueles utilizados na construção, sendo assim, a transmissão de energia térmica através destes se dá a uma taxa diferente da ocorrida nas paredes da construção.

Ambiente
A temperatura externa do ambiente possui muita influência no sistema de refrigeração, assim como a temperatura interna desejada para o ambiente. Quanto maior for a diferença entre a temperatura interna e externa maior será o trabalho executado pelo sistema de refrigeração.

Equipamentos
Os equipamentos a serem instalados no interior da sala irão dissipar uma certa quantidade de energia por unidade de tempo o que acabará por elevar a energia térmica contida no interior da sala. O trabalho executado pelo sistema de refrigeração é o de "retirar" esta energia térmica do ambiente evitando que a temperatura suba a níveis que possam causar danos a estrutura dos circuitos integrados dos equipamentos, sendo assim, é fundamental conhecer a potência em Watts (W) total, dissipada por todos os equipamentos no ambiente.

Pessoas
Esta variável de ambiente nem sempre é lembrada, mas seres humanos também irradiam calor e caso existam pessoas trabalhando longos períodos no interior de uma sala refrigerada, o calor emitido pelos seus corpos transmitirá uma energia térmica considerável ao ambiente. É interessante comentar que em média o metabolismo de uma mulher adulta corresponde a 85% do de um homem adulto, já o metabolismo de uma criança corresponde a 75%.

Carga térmica
Definição:
"Carga térmica é quantidade total de calor que deve ser removida pelas serpentinas de refrigeração para manter as condições desejadas e a temperatura dentro de um compartimento "

De posse de todas as variáveis de ambiente, é possível estimar a carga térmica (Thermic load) do ambiente que é expressa em Kcal/H, e a partir dela podemos calcular a potência em BTUs de um equipamento de ar-condicionado.

Exemplo de dimensionamento de um sistema de refrigeração
Condições de simulação:
  • Sala
    • Área = 9m²
    • Pé direito = 2,80m
    • Localizada no 2º andar de um prédio de 3 andares
    • Área média das paredes = 8,50m²
    • Paredes compostas de 1 único tijolo maciço.
    • 1 x Janela de 1,4m² sem nenhum tipo de cortina ou material para bloquear a radiação. Esta janela recebe radiação solar na parte da tarde.
    • 1 x porta de 1,5m² feita de madeira.
  • Ambiente
    • Temperatura externa = 25ºC
    • Temperatura interna desejada = 19ºC
  • Equipamentos
    • Potência total dissipada = 1200W
  • Pessoas
    • 1 funcionário do sexo masculino, trabalhando em tempo integral.
A partir destas informações, vamos utilizar o módulo de sistemas de refrigeração do Jubarte para dimensionar a potência do ar-condicionado necessário para refrigerar este ambiente, é sempre bom lembrar que é aconselhável considerar uma margem de segurança de 10% e também manter uma margem para futuras expansões e/ou substituições de equipamentos.













Observação: Veja quantas variáveis podem influenciar na potência do Ar Condicionado. Recomendo que não utilize "x"m² é igual a "x" Btu, pois você poderá adquirir um equipamento que não te atenderá a contento.

Gostou deste artigo? Então considere assinar grátis nosso Rss Feed e receba todas as atualizações do SAC diretamente em seu e-mail.
Siga e envie aos seus amigos via Twitter e Facebbok.

1 comentários:

Bom dia. Já tenho um ar de medidas: Altura: 32,00 Centímetros; Largura: 44,00 Centímetros; e Profundidade: 44,00 Centímetros instalado em minha janela, e, quero adquirir um ar condicionado que tenha as mesmas medidas, OU, que seja um pouco menor.
Caso, não haja um assim, como última alternativa - não sei se viável - um que tenha medidas próximas, principalmente, em relação a largura.
Também preciso do endereço de lojas físicas onde essa marca seja vendida no Rio de Janeiro - capital ou baixada.
Desde já agradeço e aguardo resposta.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Limpeza de Dutos Sua Marca Aqui Sua Marca Aqui Sua Marca Aqui Sua Marca Aqui Sua Marca Aqui

COMPARTILHE E FAVORITO

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More